terça-feira, 10 de maio de 2011


Ações são títulos nominativos, negociáveis, que representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio da empresa, de um negocio. Portanto, passa a correr o risco dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.
Quem compra uma ação na Bolsa de Valores está levando uma pequena parte de uma empresa de terceiros e passa a ser chamado de acionista minoritário. A liquidez do mercado acionário permite ao investidor ter a opção de se retirar da sociedade e migrar para outro negócio mais atraente a qualquer momento.
Os tipos de ações
Existem dois tipos básicos de ações: preferenciais(PN) e ordinárias(ON).
Ações preferenciais
Oferecem preferência no recebimento dos dividendos e juros ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia. As ações preferenciais não oferecem direito a voto. É representada pelo número “4″ depois das quatro letras do código do ativo. Por exemplo: PETR4
Ações ordinárias
É o tipo de ação que concede direito de voto nas assembleias da companhia. É representada pelo número “3″ depois das quatro letras do código do ativo. Por exemplo: PETR3
As companhias também podem emitir diferentes classes de ações para os tipos ON e PN. As classes geralmente recebem classificação A, B, C ou alguma outra letra. Cada classe representa uma característica diferente e deve ser prevista no estatuto da companhia.
Preferenciais classe A – Representada pelo número “5″. Por exemplo: USIM5
Preferenciais classe B – Representada pelo número “6″. Por exemplo: ELET6
Units
Além dos dois tipos básicos mencionados anteriormente existem as Units. Units são ativos compostos por mais de uma classe de valores imobiliários negociados em conjunto. São compradas e/ou vendidas no mercado como uma unidade.
Ou seja, Unit na verdade não é uma ação, mas várias ações que são negociadas em conjunto.
São representadas pelo número “11″. Por exemplo: ALLL11.